Eugénia Melo e Castro
estreia show inédito
SereiA Portuguesa
TEATRO- MuBE NOVA CULTURAL
( ao lado do MIS )
tel 55.11.2594.2601
Av. Europa, 218, São Paulo
O espetáculo fica em cartaz às quartas e quintas, de 21 de Outubro a 26 de Novembro, no Teatro MuBE Nova Cultural, às 21h.
A TEMPORADA de apresentações da SereiA Portuguesa SERÁ SEMPRE ÀS QUARTAS E QUINTAS FEIRAS de cada semana, somando 12 shows no total.
Esta é a primeira vez que Eugénia, cria um show somente com músicas portuguesas.
Eugénia Melo e Castro construiu sua carreira entre constantes viagens entre Portugal e Brasil. Nestes 35 anos de carreira fez centenas de shows, lançou 26 CDs em ambos os países.
No Brasil fez parcerias autorais e cantou com Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Adriana Calcanhoto, Gonzaguinha, , Gal Costa, Maria Bethânia, Simone, Wagner Tiso, Jacques Morelembaum, Jorge Ben Jor, Chico César, Moska, entre outros grandes nomes da MPB.
Em Portugal trabalhou com Júlio Pereira, Mário Laginha, Jorge Palma, António Pinho Vargas, Pedro Caldeira Cabral, Sérgio Godinho, Fausto, Zeca Afonso, entre muits outros. Assim Eugénia tem mostrado o melhor da música brasileira em Portugal, e vice versa, o melhor de Portugal no Brasil.
Neste novo projeto ela apresenta exclusivamente ao Brasil o melhor das memórias emocionais da música de Portugal, em SereiA Portuguesa.
O show tem direção musical de Swami Jr. que também assume os violões e conta com Olivinho no acordeom. “A escolha de Swami Jr. para a direção musical foi desde o primeiro passo a escolha número um, pela qualidade musical, pela cumplicidade, pelos anos de trabalhos juntos, o Swami Jr entende o lado atual e contemporâneo que eu quero dar aos fados, o clássico junto com a ousadia, temos a cumplicidade certa para ousarmos juntos” comenta a cantora portuguesa.
Swami Jr é hoje um dos músicos brasileiros mais requisitados e atuantes, tanto acompanhando e dirigindo, como produzindo.
Gravou e se apresentou com grandes artistas da música brasileira e internacional como: Omara Portuondo (Cuba), Sadao Watanabe (Japão),Chico César, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Elza Soares, Zeca Baleiro, Tom Zé, Jair Rodrigues, Lokua Kanza (Congo),Mayra Andrade (Cabo Verde) Dori Caymmi, Chico Pinheiro, Rita Ribeiro, José Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Danilo Caymmi, Virgínia Rosa, Jussara Silveira, Vânia Bastos, Luiz Tatit, Marco Pereira, Marcos Suzano, Jacques Morelembaum, Liminha, Cláudio Celso, Moska, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Luiz Brazil, entre outros.
Em Sereia Portuguesa Eugénia passeia entre canções portuguesas e fados, escondidos e escolhidos na memória musical de brasileiros e portugueses no Brasil, instalada num cenário recheado de imagens e objetos de culto de Portugal, antigos, modernos, de todas as regiões de Portugal, num misto de informações visuais e estéticas, enquanto conta as suas histórias de viagens musicais e pessoais, entre Brasil e Portugal, ao longo destes últimos 35 anos.
No repertório, alguns fados e canções como: Foi Deus, Nem às paredes confesso, Maldição, Perseguição, Olhos castanhos, Estranha forma de vida , Não venhas tarde, Fado Lisboa, Canoas do Tejo, O telefone, Fado da sugestão, Lisboa que amanhece, Desfado, entre muitas outras.
A direção cênica do projeto é assinada pelo diretor Fernando Cardoso. “Fernando é praticamente um português sonhador criativo e atento a tudo o que se passa em Portugal, e na imagem que Portugal tem no Brasil, isso me dá muita segurança, se eu exagerar ou não souber todas as respostas, que não sei mesmo, ele sabe, inventa, pesquisa, e sempre com bom humor, o que para mim, e principalmente num projeto destes, é fundamental.”, acrescenta Eugénia.
A cantora pretende traçar a linha que existe entre a imagem tradicional de Portugal e a experiência pessoal de ser uma artista portuguesa à solta no Brasil, de onde resultam momentos musicais e outros quase teatrais, que se completam entre si. “Queremos criar um ambiente muito português no palco, um espaço onde os clichês da cultura portuguesa como os azulejos, os galos de Barcelos, os xales, as sardinhas, o bacalhau, o vinho, as uvas, os doces e o lindo céu azul de Lisboa convivam com um outro Portugal mais sofisticado e actual. completa o diretor de cena Fernando Cardoso.
“Este Show nasceu de uma ideia que foi lentamente se instalando dentro de mim, num misto de resposta afetiva aos sempre inúmeros pedidos do público no Brasil para eu cantar mais canções portuguesas nos meus shows. Eu não estava preparada para isso até hoje, e por isso é para mim um enorme desafio, criar e fazer esta SereiA Portuguesa. Desta vez eu vou ser bem portuguesa, e criar um ambiente musical e estético que mistura vários “Portugais” num só. Falarei de literatura, música, poesia, artes plásticas, costumes, gastronomia, moda, design, arquitetura, história, lendas, tudo o que couber num diálogo com o público sobre o Portugal de hoje, e sobre o Portugal de sempre, suas referências, tradições e contradições.” finaliza Eugénia.
Ligações