Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2006

Máquina do tempo

Uma viagem luso-brasileira através da música.

 

Doris Miranda 12/05/2001

 

Uma delicada simbiose da alma luso-brasileira materializada. É como se apresenta Eugénia Melo e Castro.com, o disco que comemora os 20 anos de carreira da cantora portuguesa, que, como poucos, soube extrair o melhor da música brasileira para abrilhantar mais ainda o seu modo bem lusitano de encarar as artes. Esse caminho começou a ser percorrido em 1982, quando gravou A dança da lua em dueto com Ney Matogrosso para o CD Águas de todo o ano. Foi então que Eugénia sentiu que seria a música, ou em amplo aspecto, a poesia, sua principal via de acesso à nossa cultura. De lá para cá, cantou ou compôs com inúmeros artistas brasileiros, conciliando placidamente as diferenças de timbres, sotaques e concepção para enriquecer suas recriações da melhor música popular dos dois países. Manteve-se sempre como uma cantora portuguesa em essência, sem nunca deixar-se levar pela aparente facilidade de cantar com o acento brasileiro. "Fiz um juntado de uma vida inteira de trabalho e este é o resultado mais visível (e audível) de todas as idas e vindas que fiz entre Portugal e Brasil", diz Eugénia, em entrevista ao Folha, de sua casa em São Paulo, onde mora alguns meses do ano. O projecto, lançado simultaneamente com outro disco comemorativo (Ao vivo em São Paulo) reúne 16 duetos inter-atlânticos e uma versão personalíssima de Atirei o pau ao gato (assim mesmo, em português de Portugal). Ao lado de Eugénia estão Tom Jobim na bela Canta mais (uma das últimas gravações dele, feita em 1995, e única com um artista português), Caetano Veloso em Olhos castanhos e Coração imprevisto, Ney Matogrosso em A dança da lua, Luz do meu caminho e Foi Deus, e Milton Nascimento em O amor é cego e vê. Com Chico Buarque, seu ídolo maior, aquele a quem considera o compositor do século, ela canta Contrastes, uma música lírica de 1907, de Luiz Freitas Branco, um dos grandes autores lusitanos:

"Em tempos que lá já vão/Por minha causa choraste/Eu cheguei e pedi perdão/Tu sorriste e perdoaste".

Pode haver singeleza maior para exprimir o amor? Esse clima atinge o seu ápice em Quando a tua boca beijo, uma canção erótica portuguesa de 1920, composta por Mário Vasconcellos e Sá  e com Gal Costa, parceira de Eugénia nesta faixa, é capaz de enlevar o mais tosco coração. A canção traduz perfeitamente o espírito romântico do trabalho, como há muito não se vê:

"Quando a tua boca beijo/E em teus braços me enleio/Sinto-me arder de desejo/Desvairado e violento/De me deixar devorar/Na fogueira do teu seio/Na chama do teu olhar/Da tua boca airosa/Onde há beijos a florir/Eu não sofro e a sorrir/ Vou fingir a minha dor/Boca linda, diz de novo/Delírio do meu amor/És a taça deliciosa/Onde acalmo o meu ardor".

Letras consistentes e uma desvinculação com o lado folclórico do fado são uma constante preocupação para esta portuguesa de raciocínio agudo e herança intelectual de pais escritores, que chegou nas terras ultramarinas brasileiras pela primeira vez aos dez anos. O contato com nossa música foi decisivo. Menina, como na capa do CD, ela vinha para acompanhar o trabalho dos pais e voltava abarrotada de discos. "A música brasileira é uma coisa revolucionária, o maior tributo que este país deu ao mundo".

Publicado por Eugénia Melo e Castro às 14:12
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO