Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2006

Visite

melocastro.jpg POESIA VISUAL O CAMINHO DO LEVE.

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta a exposição do poeta e artista visual Ernesto de Melo e Castro. A abertura acontece nesta sexta-feira, com a perfomance "Incomunicação à Distância" e "Pensar-fotografar = Paz comunicante". Imperdível!

Porto - O Museu de Arte Contemporânea de Serralves recebe, entre 10 de Fevereiro e 30 de Abril, a exposição O Caminho do Leve, de Ernesto de Melo e Castro. A exposição reúne pela primeira vez uma selecção de obras representativa de quase 50 anos em que este poeta e artista visual português tornou indissociáveis a palavra e a imagem numa permanente experimentação das possibilidades e dos limites das convenções que possam definir e redifinir a obra de arte. Artista cuja obra marcou decisivamente o contexto português nas décadas de 60 e 70, Melo e Castro não se limita a repetir experiências já feitas e, desde os anos 80 até ao presente, tem-se dedicado a investigar criativamente as relações entre a arte e as tecnologias contemporâneas. Nesta exposição estarão incluídas obras que testemunham e assinalam esses momentos inventivos. Segundo o artista, a exposição «tem este nome – o caminho do leve – referindo-se ao caminho da imagem virtual, o caminho das relações entre a arte e a tecnologia, ultrapassando o peso pesado do átomo, com que a arte normalmente se faz: os átomos das tintas, das telas, das madeiras, dos metais, da pedra…». O seu trabalho vai desde as obras no domínio da poesia concreta e experimental até à vídeo poesia, da qual é considerado criador, e à infopoesia, área em que foi pioneiro, passando também pela concepção de imagens fractais. O artista tem utilizado um conjunto de vastos meios, suportes e possibilidades tais como a linguagem, o texto, o filme, o livro, o objecto, a performance, a escultura, a fotografia, o vídeo, o som e o computador, características que estarão bem presentes na exposição O Caminho do Leve.

PERFORMANCES NA INAUGURAÇÃO E DURANTE O PERÍODO DA EXPOSIÇÃO

 Durante o período da exposição está prevista a apresentação de diversas performances, duas das quais para ver no dia da inauguração. A primeira, intitulada Incomunicação à Distância conta com a participação de vinte pessoas munidas de telemóvel que tentarão comunicar entre si durante cerca de quinze minutos. Os espectadores terão apenas acesso às imagens captadas por câmaras de vídeo em infravermelho mostradas em oito monitores. Tudo ficará gravado e será reproduzido continuamente durante a exposição, mitificando assim o espaço fechado e vazio onde se realizou a performance. A segunda performance – Pensar-fotografar = Paz comunicante – realiza-se durante toda a noite da inauguração: dez executantes fotografarão continuamente com câmaras digitais tudo o que acontecer no espaço de Exposição e do Museu. As fotografias serão imediatamente mostradas num conjunto de monitores colocados na entrada do Museu, ficando a fazer parte da Exposição. Para o dia 17 de Março, às 22h, está marcada para o Auditório de Serralves a apresentação de um conjunto de performances antigas de E.M. de Melo e Castro, num espectáculo que contará com a participação de Américo Rodrigues, artista conhecido pela poesia fonética e poesia sonora, e do actor Jorge Sequerra, que se tem especializado na leitura pública e na teatralização da poesia escrita de Ernesto de Melo e Castro.

 

AS PALAVRAS EM LIBERDADE: A BIBLIOTECA DE E. M. DE MELO E CASTRO Paralelamente a à exposição de Melo e Castro nas salas do Museu de Serralves, será apresentado na Biblioteca de Serralves, pela primeira vez, um acervo de periódicos, catálogos, posters, convites panfletos, brochuras de E. M. de Melo e Castro. Este espólio, em depósito na biblioteca desde meados de 2002, caracteriza-se pela diversidade de materiais gráficos, pela diversidade de artistas mencionados assim como países representados e têm em comum o movimento da poesia experimental e/ou poesia concreta. A exposição é comissariada por Guy Schraenen.

 

SOBRE E.M. DE MELO E CASTRO Ernesto M. de Melo e Castro nasceu na Covilhã, em 1932. Estudou Engenharia Têxtil (Bacharelato) no Instituto Tecnológico de Bradford, Reino Unido, e doutorou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, em 1998. Actualmente vive em Lisboa. Entre 1996 e 1999 leccionou na área de Letras na Universidade de São Paulo e desde 2001 que exerce actividades docentes na Escola Superior de Ensino Artístico do Porto. Tem igualmente ministrado numerosos cursos de literatura e arte no Brasil e em Espanha e proferido palestras e participado em conferências e simpósios em vários países. E. M. de Melo e Castro é membro de várias sociedades literárias em Portugal e no Brasil. E. M. de Melo e Castro apresenta uma vasta produção enquanto poeta, ensaísta, crítico, performer e artista visual. Tem 26 livros de poesia publicados, 17 sobre literatura, 6 livros de ensaios sobre artes visuais e 6 antologias de poesia, estando representado em 55 antologias poéticas nacionais e estrangeiras. A bibliografia sobre a sua obra é vasta, tendo sido publicados, para além de alguns livros, numerosos artigos em jornais e revistas, de autores nacionais e estrangeiros. Desde 1985 que tem trabalhado regularmente na área do vídeo, nomeadamente na produção de videopoesia. Paralelamente à sua actividade artística, E. M. de Melo e Castro trabalhou na área da Engenharia Têxtil, leccionando, colaborando regularmente com instituições e empresas relacionadas com essa indústria e produzindo bibliografia na área do design e da produção têxtil.

EXPOSIÇÃO O CAMINHO DO LEVE, E. M. DE MELO E CASTRO 10 FEV- 30 ABR 2006 Comissário: João Fernandes Mecenas exclusivo: Grupo Amorim Visitas guiadas à exposição: 15 FEV > 18h30 > por João Fernandes. 23 FEV > 18h30 > por E. M. de Melo e Castro. 15 MAR >18h30 > por António Preto

In www.bonsventos.com

Publicado por Eugénia Melo e Castro às 17:21
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO