Segunda-feira, 24 de Abril de 2006

Vamos?

São tantos os anos de carreira que nem se acredita. Excepto quando se olha o currículo discográfico de Eugénia Melo e Castro, franqueado numa frágil e juvenil "Terra de mel". Muitas canções, portuguesas, brasileiras, ocasionalmente de outras origens, passaram por esta voz. Muitas parcerias lhe passaram pelo gosto e pelos braços. Muitos feitos que assinou mereciam outra narração, que não a do desdém e da inveja com que tantas vezes foi brindada. Pouco importa, diante de um disco como "Desconstrução". Ou "Eugénia canta Chico Buarque". E então, lá questionam os cépticos? Eugénia já cantara com Chico - curiosamente, um tema de Luís Freitas Branco, "Contrastes". E já cantara Chico Buarque, de forma esparsa ("Fado Tropical", "Meia noite", "Retrato em branco e preto"). Mas nunca assim, nem perto. "Assim" quer dizer maturidade, segurança, aventura, sensibilidade. Tudo o que é indespensável para um cantor, ou que seja cantora, abordar o maduro, seguro, aventureiro e sensível autor que é Francisco. Capaz do golpe certeiro de "Construção" e do postal iluminado de "Brejo da Cruz", do amor em perda do "Gota de Água" e do feminino singular de "Com açúcar, com Afeto" ou de "Teresinha". Tudo ressurge agora, aqui, à medida de Eugénia e da sua voz, sempre menina mas mais certeira do que nunca no registo, e dos arranjos, que ajudam a reinventar uma dúzia de obras-primas. Chico dá o aval: canta em dueto por duas vezes. Adriana Calcanhoto é a cereja no topo do bolo. Eugénia Melo e Castro é, em crescendo, motivo de festa. Vamos?


Discografia essencial: Terra de Mel, 1982. Águas de todo o ano, 1983. Coração Imprevisto, 1988. Lisboa dentro de mim, 1993. Canta Vinícius de Moraes, 1994. A luz do meu caminho, 2000. Paz, 2003


Por João Gobern, Correio da Manhã

Publicado por Eugénia Melo e Castro às 13:16
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO