Domingo, 15 de Abril de 2007

Opinião pública

Ele há gente assim!

GOSTEI de ouvir, e de ver, na SIC Mulher, a Geninha Melo e Castro aludir à Covilhã. Foram 20 segundos. Pouco? O suficiente para exprimir sinceridade e amor. Nada de excessivo, de balofo. Teve oportunidade, e reclamou a sua origem e característica covilhanense. Mais importante: jurou e desafiou quem quer que seja a descobrir na sua discografia, de cerca de 20 discos, encontrar uma sílaba (!) cantada em “brasileiro”. É obra! Ela não é nem clone nem cópia. A sua existência é uma das coisas, poucas, que, sinceramente, admiro na “obra” de Ernesto Melo e Castro. O seu avô, Eng. Melo e Castro, figura da galeria de notáveis covilhanenses, não só pela música que compôs, da produção artística que nos legou, da “Covilhã na Expansão do Mundo Português”, das tentativas, falhadas, de modernizar a indústria de lanifícios da Covilhã como herdeiro e sucessor à frente da fábrica mais antiga do País – mais antiga que a mandada construir pelo Pombal, a Fábrica Velha – mas, também, pelos traços educacionais que imprimiu a gerações que passaram pela Escola Industrial e Comercial Campos Melo, o seu avô, dizia eu, sentirse-ia, se fosse vivo, recompensado por ter existido – o reconhecimento máximo que qualquer avó almeja. Imagino a sua avó, D. Gonzaga, a exprimir, sem alterar a sua compostura aristocrática (mas acessível), o orgulho e aprovação pela “sua Geninha”. A mãe, Maria Alberta Meneres, poetisa e pedagoga, penso-a a lamentar que a Covilhã tenha perdido, de uma penada, valores de que sempre teve míngua: os da cultura. Com a saída do casal, a Covilhã deixou de ser sede da ousadia experimental de Melo e Castro e da produção literária de Alberta Meneres. Mas não deixou de ser berço do génio interpretativo e honesto da Geninha.

Texto de A. J. Martinho Marques, Jornal do Fundão.

Os meus agradecimentos ao autor e à redacção do Jornal por facultar este belíssimo texto.
Publicado por Eugénia Melo e Castro às 18:27
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
4 comentários:
De Jonas a 26 de Abril de 2007 às 02:39
Olá Tiago, durante esta semana publicarei aqui no blog a agenda actualizada e confirmada. Abraço e obrigado pela visita!


De Tiago Ribeiro a 25 de Abril de 2007 às 19:02
Olá. Queria muito saber da agenda de concertos da EMC em Portugal durante este ano. É possível? Parabéns pelo blog!


De Jonas a 21 de Abril de 2007 às 12:03
Olá Sónia! Obrigado pela visita e pelo comment :) A música que fala é a "Nothing really ends" e não foi lançada comercialmente! Faz parte de um cd da Eugénia de nome "Dança da Luz" (com inéditos e algumas versões) e que saiu como edição limitadíssima no Brasil. Terei todo o gosto em facultar uma cópia do mesmo. PF envie a sua morada para o meu mail: rayoflight@portugalmail.com. Um excelente fim de semana!


De Snia Martins a 21 de Abril de 2007 às 10:12
Olá!
Descobri o seu blog por acaso, pois andava à procura de uma música da Eugénia Melo e Castro que ouvi durante um tempo na rádio Marginal, (dez. 05 e jan./fev. 06) que ela canta em inglês e a musica é simplesmente linda.. Agora que ando a organizar a minha discoteca lembrei-me e decidi pesquizar só que não encontro nada nos álbuns dela. Como percebi que é fã da Geninha, talvez me possa ajudar...
Parabens pelo blog..e vou continuar a passear por aqui!


Comentar post

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO