Sábado, 24 de Junho de 2006

A menina dança?

pazzzz.jpg Eugénia MC, uma versão dançante. 7 de Fevereiro de 2003, Estadão.com.br


Cantora portuguesa abreviou o Melo e Castro do sobrenome e agora aposta na música para pista. De volta ao Brasil, promove em curta temporada o lançamento de três álbuns.


Eugénia Melo e Castro mudou de assinatura. Deixou o sobrenome apenas nas iniciais e agora é Eugénia MC. A cantora portuguesa lança seus discos em muitos países. Explica que em várias línguas fica difícil a pronúncia do Melo e Castro. Sobrenome que, além de tudo, torna seu nome comprido. Ela é a atracção de amanhã e sábado no Supremo Musical. Grande divulgadora da música brasileira em sua terra, amiga e parceira de grandes nomes da MPB, está comemorando 23 anos de carreira e, na curta temporada paulistana, promove o lançamento de três CDs. Ou melhor: repõe no mercado um disco há bastante tempo esgotado, apresenta um novo, já nas lojas, e antecipa o lançamento de um terceiro.


O relançamento é da compilação Duetos – Eugénia Melo e Castro.com, que tem selo da gravadora Eldorado. Em 20 anos de estreita convivência com a música brasileira, ela gravou a duas vozes com gente do calibre de Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Gonzaguinha, Gal Costa e mais. Seus discos "brasileiros" traziam, nos arranjos, assinatura do parceiro e admirador Wagner Tiso.


O que já está nas lojas é Motor da Luz (Eldorado), quase todo de músicas brasileiras, repertório primoroso que inclui Meia-noite (Edu Lobo e Chico Buarque), Estrela Pequenina (Hekel Tavares), O Motor da Luz (Caetano Veloso), Viver sem Ninguém (Valzinho e Marcelo Machado), Estrelas (Arnaldo Antunes e Sérgio Britto). Não-brasileiras são The Laziest Girl in Town, de Cole Porter; a portuguesa Quando a Tua Boca Beijo, canção de amor de 1920 assinada por Mário de Vasconcelos, Sá Ferreira da Silva e M. Bale Vieira Braga; e, ainda, a versão que Nelson Motta fez, em 1985, para a italiana E Pocheta, que virou, em português, Bem Que se Quis – aquela balada que lançou Marisa Monte. A direcção musical e os arranjos são, como sempre, de Wagner Tiso. Eugénia assina uma faixa – parceria dela e de Gonzaguinha, de 1987, Surpresas. A capa do disco traz o ano em que as músicas foram feitas. Uma bela ideia que os capistas de toda parte do mundo deveriam adoptar.


O pré-lançamento é o do CD Paz, que a Eldorado leva às lojas brasileiras em Julho, mas que saiu na Europa no fim do ano passado e já ganhou, por lá, prémio de vendagem. É diferente de tudo o que Eugénia já fez. Tem acento electrónico, em sintonia com a moda das casas de dança. Na capa de Paz, o novo nome da cantora - Eugénia MC. Também na capa, uma nova imagem da cantora, de cabelos penteados para cima, espetados. Diferente dos outros gravados em 23 anos de carreira, Paz é todo de composições de Eugénia - ela assina as 13 músicas, a maior parte delas em parceria com Eduardo Queiroz, também director musical e arranjador.


O repertório do show de amanhã e sábado no Supremo é quase todo de canções de Paz. Eugénia promete, de discos anteriores, a citada O Motor da Luz, de Caetano, e Dança da Lua, de Ronaldo Bastos e Túlio Mourão, música do disco Duetos. Eugénia MC – é bom acostumar - terá como acompanhantes o parceiro Eduardo Queiroz (samplers, teclados, piano e programação) e os brasileiros Ulisses Rocha (violão) e Renato Consorte (contrabaixo). Será possível dançar, no Supremo?

Publicado por popogirl às 03:23
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO