Domingo, 5 de Julho de 2009

Brasil - paraíso emocional !! + 1 !!

"Estou a pensar ir-me embora para o Brasil"

por Catarina Carvalho (texto), Orlando Almeida (fotos)<input ... >

"Estou a pensar ir-me embora para o Brasil"

 

O seu novo livro, 'No Teu Deserto',vai ser lançado esta semana. Um "quase romance", como lhe chama. Uma narrativa intimista, autobiográfica, que mostra um homem diferente. Que está farto de Portugal e a pensar.

 

Os livros que já vendeu já lhe permitiam não fazer mais nada a não ser escrever?

Permitem, se me permitem…

 

Quantos já vendeu?

Um milhão mais ou menos, deve estar em cima desse número. Se me permito fazer um safari onde não haja mais que seis pessoa no acampamento é graças a isso. Hoje em dia a minha vida é chapa ganha, chapa gasta. Escrevo um livro, recebo os direitos, vou viajar, encho-me de coisas que me ajudam a escrever outra vez, gasto nisso todo o dinheiro… Por exemplo, quando escrevi o Rio das Flores, fui quatro vezes ao Brasil.

 

Porque as editoras não pagam isso?

Até pagaria, se eu pedisse, mas acho que fazia parte dos meus encargos. Nem me passou pela cabeça pedir uma bolsa ao Estado. Podia ter ido só uma vez, ou não ter ido, ter comprado livros sobre fazendas… Mas eu quero ir lá, ver. Isso é um privilégio que  pago com muito prazer, é uma excelente maneira de gastar direitos de autor. Também podia não o fazer e viver apenas disso, tranquilamente, hoje em dia.

 

Só da escrita?

Só da escrita.

 

Porque não o faz? É para aparecer, para depois vender mais livros?

Não, de todo! Tenho duas profissões, no fundo; jornalismo e escrita. Se bem que já não faço jornalismo activo, não faço reportagens, entrevistas. Estar nos jornais e na televisão é uma forma de não abandonar completamente o meio. E também não sou capaz de estar o dia inteiro a escrever. Tento descansar entre cada livro, escrevo devagar. Preciso de fazer coisas, tenho de encher o meu dia. Eu encho o meu dia escrevendo para os jornais, fazendo televisão. 

 

Ultimamente as suas crónicas são muito pessimistas.

Porque estou muito zangado com Portugal.

 

Anda-lhe mesmo a apetecer ir-se embora, emigrar?

Onde é que foi buscar isso?

 

No dia 22 de Junho, na sua crónica que dizia que "o País está um sufoco, sem saída e sem viabilidade à vista".

Não, não! Essa ideia de que eu quero emigrar?

 

Não há ninguém que queira viver num país como este descrito por si. Pelo menos, no seu perfeito juízo.

Mas é verdade. Estou a pensar ir-me embora.

 

É?

É verdade. Estou a pensar nisso há um ano.

 

Para ir para onde?

Para o Brasil. É um país novo, de que eu gosto há muitos anos. E sou muito bem tratado sem ser popular na rua, o que é óptimo. É um país optimista, não está cansado, não está desiludido, sem esperança. Mesmo que agora haja tanta asneira feita no Brasil, todos os dias, não é? Só que eles têm espaço e tempo para uma maior dose de asneira do que nós. Agora desvendei uma coisa que não era suposto desvendar, mas é um plano que ando a alimentar há um tempo, de facto. Nós somos muito macambúzios, eu estou muito macambúzio também. Sinto, pela primeira vez na vida, que estou a precisar de uma sacudidela e que não vai ser aqui…

 

Porquê?

Portugal não tem capacidade de aprender com os erros cometidos. Repetimos os mesmos erros. Umas vezes por burrice, outras por desonestidade pura e simples, oportunidade de negócio, etc. Quase desejava que nos fechassem a torneira dos dinheiros europeus, que fôssemos obrigados a viver com aquilo que produzimos, com a riqueza que produzimos, para que os portugueses aprendessem.


Não vai ter saudade dos problemas que, no fundo, o espicaçam?

Se eu me puser a andar daqui, a ideia é ter outra visão, uma coisa nova que não seja igual todos os dias, quase claustrofóbica, sufocante. Pelo menos é a minha esperança.

Publicado por Eugénia Melo e Castro às 19:54
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO