Sexta-feira, 29 de Setembro de 2006

25 ANOS

A 6 de Janeiro de 2007, Eugénia Melo e Castro comemora 25 anos desde o lançamento do seu primeiro disco “Terra de Mel”. Como antecipação da comemoração começo agora uma série de posts onde, um a um, vou analisar todos os discos da carreira da cantora que parafraseando o jornalista e crítico musical Jorge Mourinha “…converteu o seu percurso numa autêntica e fervilhante caixinha de surpresas”.

“Terra de Mel”, LP 1982. Reedição em CD 1996.

O primeiro disco de Eugénia Melo e Castro foi recebido entusiasticamente aquando do seu lançamento. Com arranjos e direcção musical de Wagner Tiso o LP ganhou o Se7e de Ouro para melhor disco e Eugénia os prémios para revelação e melhor cantora do ano. “Terra de mel” é certamente um dos melhores exemplos da nova Música Popular Portuguesa que surgiu na década de 80, “Beco do Tiso” instrumental da autoria de Kleiton Ramil abre o LP e mostra uma Eugénia “iluminada”, improvisando a melodia do tema e fazendo logo aqui o “cartão de visita” para a sua Voz. “Diferença horária” mostra uma melodia cuidada e “Em milímetros” é vigoro. Por esta altura e em apenas 3 músicas o LP está ganho, as melodias sucedem-se com um sentido “POP” como se já fossem grandes clássicos e a voz fresca, afinada e versátil da cantora não deixa de surpreender. “Vira virou” ainda hoje é um marco na carreira de Eugénia e “Cais” e “É assim” continuam a mostrar um disco de estreia sem falhas ou temas “para encher”. “Começo de mar” tema escrito por Eugénia e Yório Gonçalves tem dos poemas mais bonitos do LP:

“Entre um corpo que circula
Entre um ângulo que tem fim
A parede e o espaço
Entre um grito e um cansaço
está um som que reconheço
Está tão lento
Já não esqueço
Está tão velho
Recomeço”

“Terra de Mel” o último tema do disco é sem sombra de dúvidas um dos temas mais bonitos DE SEMPRE da música popular portuguesa – uma melodia lindíssima, um poema emocionado e Eugénia a soltar a voz numa interpretação “cortante”, de fazer chorar “baba e ranho”. Um primeiro disco maduro, seguro e recheado de excelentes músicas. 10/10
Publicado por Eugénia Melo e Castro às 12:33
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO