Terça-feira, 10 de Outubro de 2006

25 Anos, III

“III”, LP 1986. Reedição em CD 1996

Conhecido apenas como “Eugénia Melo e Castro”, “III” foi lançado após o sucesso de crítica e de público dos 2 primeiros LPs de Eugénia. Bem recebido no Brasil e “mal amado” em Portugal, “III” marcou uma mudança radical quando comparado com os primeiros discos da cantora que muito “bebiam” do som e estética da MPP (música popular portuguesa) da altura. Cada vez mais próxima de uma estética MPB, “III” marcaria o início de uma sonoridade que Eugénia só romperia (de facto) com o lançamento de “Paz” em 2002. Impecavelmente produzido, com uma mão cheia de boas canções “III” é ainda hoje um dos discos mais coesos da carreira de Eugénia. Mais madura e contida na interpretação, a cantautora assina aqui algumas das melhores canções da sua carreira: “Meu e assim” escrito a meias com Caetano Veloso, a surpreendente e etérea “Velho mar” com um arranjo lindíssimo de Toninho Horta, “A cor do ar” (na minha opinião a canção mais bonita do disco), “Cobra aranha” escrita por Eugénia para Ney Matogrosso -naquela que é a melhor interpretação vocal do disco e ainda uma curiosa e sentida versão para “Que amor não me engana” de José Afonso.

Com apenas 8 temas, “III” marcou o início do afastamento da carreira da Eugénia por terras lusas mas por outro lado consolidou a intérprete em terras brasileiras. Um passo à frente em relação ao disco anterior “Águas de todo o ano”. 9/10
Publicado por Eugénia Melo e Castro às 04:20
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO