Terça-feira, 8 de Janeiro de 2008

Música na poesia de Pessoa

Repórter Diário, 07 de Janeiro 2008. Por Luiz Carlos Amorim
 
Garimpando pelos meus guardados, mais exatamente meus aposentados discos de vinil – não há lugar em apartamentos para se guardar qualquer coisa – achei mais uma relíquia. Primeiro foi "O Menino Poeta", vocês se lembram? Poesia de grandes poetas cantada e declamada para crianças desde a mais tenra idade.
 
Agora foi a vez um LP (que coisa antiga, não é?) com músicas cujas letras são poemas de Fernando Pessoa e seus heterônimos. O disco tem o título de "A música em Pessoa" e traz quatorze poemas musicados por Tom Jobim, Sueli Costa, Francis Hime, Ritchie, Milton Nascimento, Edu Lobo, Arrigo Barnabé, Dori Caymmi e Nando Carneiro.
 
Os poemas do grande poeta português são "O rio da minha aldeia", assinado por Alberto Caieiro, "Segue o seu destino", assinado por Ricardo Reis, "Glosa", "Meantime", "Emissário de um rei desconhecido", "Meus pensamentos de mágoa", "Saudade dada", "Na ribeira deste rio", "Cavaleiro Monge", "O menino de sua mãe”, “Quem bate a minha porta”, assinado por Fernando Pessoa, "Passagem das horas", "Cruzou por mim, veio ter comigo numa rua baixa", assinados Álvaro de Campos, "Livro do desassossego", assinado por Bernardo Soares e interpretados por Tom Jobim, Nana Caymmy, Francis e Olívia Hime, Ritchie, Eugénia Melo e Castro, Marco Nanini, Edu Lobo, Arrigo Barnabé, Dori Caymmi, Vânia Bastos e Jô Soares.
 
É poesia cantada e declamada, uma seleção de grandes poemas do grande Fernando Pessoa e interpretações deliciosas de grandes cantores da Música Popular Brasileira e grandes atores, também.
 
Um disco eterno, para se ouvir e sentir. Sempre. Poder-se-ia dizer que é um livro sonoro, que nos possibilita apreciar a poesia universal de Pessoa e ao mesmo tempo a boa música de bons compositores. Um casamento perfeito.
 
O disco é de 1985, mas será sempre um disco novo, uma obra-prima que mais amantes da poesia e apreciadores da boa música devem ter a oportunidade de conhecer.
 
Luiz Carlos Amorim é escritor e editor
 
“A música em Pessoa” está editado em CD pela editora Biscoito Fino.
Publicado por Eugénia Melo e Castro às 20:16
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO