Domingo, 25 de Novembro de 2007

Conta-Gotas

BIG BANG
A vida começa com um café quente na padaria. Antes disso, só as trevas e o caos.
 
VERSO Nº 1
 “A porta do barraco era sem trinco / mas a lua, furando nosso zinco / salpicava de estrelas nosso chão / tu pisavas os astros, distraída...” (Orestes Barbosa)
 
O CÔNCAVO...
“Procurando bem / todo mundo tem pereba / marca de bexiga ou vacina / e tem piriri, tem lombriga, tem ameba / só a bailarina que não tem...” (Chico Buarque)
 
...E O CONVEXO
“Sou um homem comum / qualquer um / enganado entre a dor e o prazer ... / Ninguém é comum/ e eu sou ninguém...” (Caetano Veloso)
 
TIRO(S) E QUEDA
Quando Mark Chapman matou John Lennon na noite de 8 de dezembro de 1980, nos deixou o legado da impossibilidade. Todos os que viveram os anos 60 aguardando sempre o próximo disco dos Beatles, e que viveram os anos 70 aguardando um improvável retorno da banda, sentiram naquele momento o profundo sentimento da finitude. O assassino vil e canalha nos deu uma grande lição, nos possibilitou um passo a mais no caminho tortuoso do conhecimento.
 
O OUTRO LADO DA COISA
22 anos depois, o Police volta a se apresentar. A vez do Brasil será no dia 08/12, no Maracanã. Sting está com pouco cabelo, Copeland e Summers estão com cabelos brancos. Espero que o homem comum das esquinas (como diria Nelson Rodrigues) não confirme, mais uma vez, que Greta Garbo é que estava certa.
 
POR QUE NÃO EU?
A cantora brasileira Luciana Souza, radicada nos Estados Unidos, acaba lançar o disco “The new bossa nova”, pela Verve. Com a classe habitual e acompanhada por excelentes músicos, desfila algumas “gemas” pop com sensibilidade e precisão.
Canções de Joni Mitchell, James Taylor, Leonard Cohen, Brian Wilson, entre outras, são apresentadas com um “sentimento” bossa-nova, sem os estereótipos comuns aos milhares de discos lançados com esse apelo ao movimento musical brasileiro dos anos 60. Já que Norah Jones, Diana Krall, Madeleine Peyroux, e algumas outras, podem se inscrever no rol do “new jazz”, por que a nossa Luciana não poderia?
 
BRILHO
O novo disco da canadense Joni Mitchell, a mais importante cantora e compositora da música popular de língua inglesa, “Shine”, é mais um trabalho a anos-luz do que se faz atualmente nos Estados Unidos, na Inglaterra, e adjacências. A moça tinha prometido se aposentar após “Travelogue”, de 2002, cansada de tanta besteira no mundo musical, mas não conseguiu se livrar da música. Ainda bem.
 
VERSO Nº 2
“Minha vida era um palco iluminado / eu vivia vestido de doirado / palhaço das perdidas ilusões / cheio dos guizos falsos da alegria / andei cantando a minha fantasia / entre as palmas febris dos corações...” (Orestes Barbosa)
 
CONCISÃO
A concisão é uma virtude. Quando César Giobbi, então cronista do jornal “O Estado de São Paulo”, escreveu sobre o show “Lisboa dentro de mim” de Eugénia Melo e Castro, apresentado no Teatro Hilton - São Paulo, em setembro de 1993, aproximou-se da concisão absoluta: “Um espetáculo inesquecível... Se a ocasião se apresentar de novo, façam fila embaixo da tormenta, empurrem-se e esbofeteiem-se na rua...”. Eu estava lá.
 
Por Muri Pessoa
Publicado por Eugénia Melo e Castro às 14:52
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De Eugénia Melo e Castro a 25 de Novembro de 2007 às 16:51
Dr Muri

considere-se desde já, + uma vez, convocado para escrever o seu livro. Cada vez escreves melhor, sai da preguiça, meu.


De Jonas a 26 de Novembro de 2007 às 03:23
Concordo com a Pop Girl amigo...vá lá...que andamos a morrer de saudades dos seus textos...


Comentar post

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO