Quarta-feira, 29 de Agosto de 2007

Crónica de Eduardo Prado Coelho



OCEANO PACÍFICO

Jornal Público, 9 de Março de 1999

Abri o rádio do carro e saltou uma voz conhecida, que eu sabia que me era familiar. Neste caso, a voz indolentemente cantante de Eugénia Melo e Castro. Explicava ela, com uma simplicidade que os economistas estão longe de ter, o que foi viver no Brasil com a inflação:Quando se faziam as contas das despesas do mês, nunca se sabia se o dinheiro ia chegar, porque o que ele valia num dia já não era o que valia 30 dias depois. Os mais informados andavam de telefone em punho a dar instruções aos bancos, porque tinham aprendido a jogar com o sorvedouro da inflação. Os outros viam o dinheiro sumir, sumir simplesmente.
E esse pesadelo, explicava a Eugénia, que durante quatro anos as pessoas julgaram que tinha desaparecido, começa agora a regressar, desmentido por políticos e economistas, mas insidiosamente presente, forrando de medos ansiedades e ganâncias o dia a dia de cada brasileiro. E era isto que a Eugénia explicava, com a serena evidência de quem não explica, mas vê.
Percebe-se o desespero e a desolação daqueles que gostam muito do Brasil (é o meu caso) e vêem este país confrontar-se com o bloqueamento de tantas esperanças. Mas fica - ficará sempre - um corpo, uma árvore uma lagoa, uma praia, uma dança nocturna. E Eugénia Melo e Castro que tanto tem feito em concreto para que portugueses e brasileiros se conheçam melhor, falou também do seu projecto televisivo, agora concretizado na RTP: Um Atlântico de duos musicais onde algumas das mais belas vozes da língua portuguesa se irão encontrar. A ideia é magnifica, o resultado pelo que vi no primeiro programa, certamente também.Esperemos que as comemorações do ano 2000 tenham muitas ideias assim.

Eduardo Prado Coelho
Publicado por Eugénia Melo e Castro às 14:51
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO