Quinta-feira, 8 de Dezembro de 2005

O disco...

Eugénia Melo e Castro comemora 25 anos de carreira, duas décadas de uma parceria cultural entre Portugal e Brasil que nos dá agora um dos mais surpreendentes discos de MPB do ano.

Eugénia Melo e Castro, CD Desconstrução.

Por Jonas Santos

07/12/2005

"Desconstrução, Chico Buarque o autor" é o novo cd que sucede ao aclamado "Paz", Sony/Som Livre 2002, que vendeu em Portugal 20.000 exemplares e que garantiu uma nomeação na categoria de melhor interprete individual para Eugénia nos Globos de Ouro desse ano. Se "Paz" surpreendeu pelo som electrónico e as letras mais pessoais até então, "Desconstrução" surpreende por revelar como novas, musicas sobejamente conhecidas por todos. Como se o universo de Chico, tantas vezes revisto, conhecesse agora a versão definitiva.

Co-produzido por Eduardo Queirós, produtor brasileiro de renome que também assinou a produção de"Paz", o novo cd acerta no tom intimista e jazzistíco que percorre com honestidade e entrega o reportório escolhido. "Bom conselho" abre o disco e revela um dueto entre Geninha e o próprio Chico (que participa ainda em mais duas faixas). Simples e directo, é o tema já a rodar nas rádios e uma opção certeira pelo som contagiante. "Bem-querer" junta-se a "Futuros amantes" e a Adriana Calcanhoto num belíssimo dueto, forte em carga poética e na interpretação irrepreensível das duas cantoras, candidato fortíssimo a 2º single. "Com açúcar com afeto" umas das mais conhecidas canções de Buarque é na versão de Geninha uma "delícia de doce". "Olhos no olhos" tema popularizado por Bethãnia deixa cair por terra o seu dramatismo e transforma-se numa balada sofrida, o que destaca ainda mais a sua letra cortante "..quantos homens me amaram bem mais e melhor que você". "Teresinha" o momento mais bonito do disco traz também a interpretação mais contida de Eugénia. Destaque ainda para "Injuriado" um dueto divertido e contagiante com Buarque, "Gota de água" brilhante com uma parede sonora arrepiante,  "Basta um dia" transformada em um momento etéreo,"Construção"-numa releitura fascinante/implacável e a versão fantástica de "A banda" completamente desconstruida com um sample do vinil original de 1966.

São ao todo 15 temas, mais de uma hora de música e o regresso notável de uma senhora que conseguiu fazer seus, temas de um dos maiores poetas do séc. xx. E venham mais 25 anos de carreira.

Bravo Eugénia! *****

Discografia recomendada:

"Terra de mel"- o 1º cd, vencedor do Sete de Ouro para melhor álbum nacional em 1983

"Canta Vinicius de Morais"- 2 edições esgotadas em Portugal e Brasil

"A luz do meu caminho"- no Brasil "Eugenia Melo e Castro.com"- cd de duetos com os grandes da MPB: Caetano, Tom Jobim, Gal Costa, Milton Nascimento, Simone, Buarque, Wagner Tiso, Ney Matogrosso entre outros. Destaque para o inédito "Surpresas", composto e interpretado a meias com o já falecido Gonzaguinha.

"Motor da luz"- gravado ao vivo em S. Paulo

"Paz"- tom electrónico e intimista num álbum aclamado pela crítica e público.

Publicado por Eugénia Melo e Castro às 01:40
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO