Segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2007

TRABALHOS DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO - área de jornalismo 1



Érico Faria Loreto – 3º JO C
Jornalismo Especializado – Professor Jefferson Del Rios
Exame final – Eugénia Melo e Castro


Uma poetisa Luso-Brasileira de quem se orgulhar


“Só mesmo embriagado ou muito louco /Pra contestar e pra botar defeito”
(...)
“Tem mais é que ser bem cara de tacho / Não ver a multidão sambar contente”.



O trecho acima, da música “Corrente”, do albúm “Desconstrução”, de Eugénia Melo e Castro, é uma forma de resumir o trabalho da artista. Trata-se de um som suave e de letras muito bem trabalhadas, que parece agradar até quem se diz adepto de estilos musicais totalmente opostos, simplesmente porque alimenta os ouvidos. Tem o poder de fazer aquilo para que a música existe realmente: Relaxar, libertar o espírito. É bom, por exemplo, para tirar das costas o peso da realidade e a tensão da rotina estressante. Um som bom para se ouvir sozinho. Melhor para um ambiente tranquilo em família.
Atribui-se a Eugénia um valor imenso pelo que representa em termos de aproximação cultural de Portugal com o Brasil. De facto, a influência da música brasileira chega a torná-la passível de se classificar como MBP. Prova disso são as participações e parcerias com grandes nomes tupiniquins, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Chico Buarque. Eugénia é o resultado de uma bem sucedida fusão de talentos.
Eugénia conta ao jornalista Felipe Tadeu, em entrevista publicada no site Nova Cultura (www.novacultura.de) que o Brasil apareceu primeiramente em sua vida na forma de música, e que foi escutando Chico Buarque que começou a gostar de canções cantadas em português, e a imaginar-se trabalhando com música. É verdade que, levando e conta sua família, não se poderia imaginar outro caminho profissional para a autoria que não o da cultura. Seu avô era maestro, seu pai, poeta e envolvido diretamente no cenário cultural brasileiro, trazia a música para dentro de casa, e já desde pequena ela participava de Saraus dentro de casa.
O seu recente disco, Des Cons Tru Ç Ão, é como diz o próprio nome, uma remontagem de músicas de Chico Buarque, um trabalho feito em conjunto com o próprio autor, no qual cada passo do processo era mostrado a aprovado pelo autor brasileiro. A consequência: Um som para se saborear – a partir de um que já dava por satisfeito qualquer ouvido exigente.
Outro exemplo de como Eugénia transforma um trabalho já impecável em outra obra de arte, modificada conforme seu estilo, é sua interpretação – em conjunto com Tom Jobim, da música Canta, Canta Mais, de autoria deste último com Vinícius de Moraes. É realmente – correndo, despreocupadamente, o risco de ser piegas – um som angelical.
Esse é um dos motivos pelos quais a cantora foi homenageada no Prémio Qualidade Brasil 2006. De fato, ela representa a música trabalhada cuidadosamente, e, além de unir de alguma forma Portugal e Brasil, também eleva o status da nação lusitana, que importa música brasileira (em proporção diferente do que ocorre aqui – ela mesma afirma que Roberto Carlos chegou em Portugal como um subproduto) e não tem, em terras tupiniquins, fama de ter grande potencial cultural, o que explica, em parte, o estereótipo da singularidade do Fado como representação musical dos portugueses.
Para quem não conhece, Eugénia Melo e Castro é uma boa surpresa. Para os que acompanham esse tipo de trabalho, é um nome já consagrado. De qualquer forma, acrescenta muito e é, de fato, uma vencedora.
Publicado por Eugénia Melo e Castro às 19:21
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO