Sábado, 28 de Abril de 2012

Um gosto de sol, Folha Metropolitana 28/04/2012

Um Gosto de Sol, de Viver, de Amar...

 Uma nau que vem entrelaçando emoções, buscando um porto para atracar e encontrar um cais que habita em nós. A portuguesa Eugénia Melo e Castro joga âncora e desembarca para comemorar um duplo aniversário, oferecendo aos seus ouvintes 12 canções que nos transportam para um lugar onde o amor , os sentimentos e as emoções são seus verdadeiros moradores.
 
 “Um Gosto de Sol” - vigésimo sexto CD da artista - é comemorativo, é para celebrar 30 anos de carreira entre a ponte luso-brasileira e também contemplar, de certa forma, os 40 anos de um movimento que ficou e mora em cada um de nós, o famoso Clube da Esquina que tem como seu maior representante Milton Nascimento.
 
Indignado em ouvir aquilo que a mídia tem oferecido aos nossos ouvidos, eis que me deparo com Eugénia Melo e Castro e redescubro o gosto bom de ouvir boa música, de sentir a melodia até que letra habite em mim.
 
 Produzido e arranjado pelo jovem Robertinho Brant, o CD conta com um time de músicos de alta qualidade, além das participações especialíssimas de Chico Amaral, sax e flauta em Tarde, Toninho Horta, voz e violão em Fogo de Palha, Wagner Tiso, piano em O Cerco, Túlio Mourão, piano em Dança da Lua, Débora Falabela, declamando Estrada Real, do poeta Affonso Ávilla e Milton Nascimento, voz em Vaga no Azul.
 
 Eugénia nos brinda ainda com o poema A Hora Absurda de seu conterrâneo, o poeta maior, Fernando Pessoa. Milton Nascimento foi o grande homenageado tendo seis canções gravadas. Não tenho medo de afirmar que este CD já pode ser considerado como um dos grandes de nossa histórica produção fonográfica.
 
 A relação com Minas Gerais se dá em “Terra e Mel”, primeiro trabalho produzido e arranjado pelo Maestro Wagner Tiso, em 1981. No CD “Um Gosto de Sol” a portuguesa apresenta um repertório afetivo e lembra um lado emocional de sua memória ligado a Minas, Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Ronaldo Bastos, Marcio Borges, Fernando Brant e ao poeta Affonso Ávilla.
 
 A canção Um gosto de Sol - Milton Nascimento/Ronaldo Bastos - apresenta o tom do que ouviremos em toda obra, a emoção que Eugénia transmite com sua voz límpida, clara como nascente virgem embrenhada em nós. É uma sequência de contemplação da poesia, da emoção, da música feita com o coração. Escrevo com os olhos mareados e feliz por ser contemplado com tal sensibilidade a cada faixa que escuto.
Dery Nascimento.

Folha Metropolitana
Publicado por popogirl às 19:26
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO