Quinta-feira, 22 de Março de 2012

Lançamento "Um gosto de sol"

Show de Eugénia Melo e Castro marca lançamento do CD Um Gosto de Sol, do Selo SESC  
Março 2012

  

A cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro lança o CD Um Gosto de Sol, no SESC Pinheiros, dias 24 e 25/3, em show com participações de Wagner Tiso e Flávio Venturini.

 

O início da carreira de Eugénia Melo e Castro como cantora e compositora foi marcado pelo disco Native Dancer, uma parceria entre Milton Nascimento e Wayne Shorter, saxofonista norte-americano. De Portugal, onde nasceu e vive até hoje, Eugénia mergulhou na obra dos compositores mineiros. Nela, percebeu traços poéticos e musicais com os quais se identificou e que influenciam seu trabalho até hoje. Um gosto de sol comemora seus 30 anos de carreira através do retorno às origens: Minas Gerais.

 

No Brasil dos anos 1970 uma novidade surgiu na cena musical: o Clube da Esquina. A mistura de sons e a densidade poética, expressa em letras engajadas e intensas, formavam uma combinação inédita. O Clube reunia compositores mineiros que estão entre os artistas mais importantes do país, como Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, Wagner Tiso, Toninho Horta e Fernando Brant, entre outros.

 

Nessa época, em Portugal, Eugénia estudou artes gráficas e cinema, e trabalhou como atriz. Quando resolveu dedicar-se à música, ela tinha certeza do som que queria. Em 1980, veio ao Brasil apresentar-se para Wagner Tiso e convidá-lo para ser produtor musical de seu primeiro disco, Terra de Mel.

 

Desde então, Eugénia tem mantido uma ponte artística entre Brasil e Portugal, não só através da relação próxima com os compositores brasileiros. Nos anos 90, junto com Nelson Motta, ela apresentou a série Atlântico - um programa para a TV portuguesa e para a TV Cultura de São Paulo onde reuniam músicos dos dois países.

 

Um Gosto de Sol é seu registro afetivo do universo musical de Minas Gerais. O CD inclui músicas de Milton Nascimento, Ronaldo Bastos, Beto Guedes, Fernando Brant, Márcio Borges, Toninho Horta, Wagner Tiso e Túlio Mourão. Entre os poucos artistas não-mineiros estão, além da própria Eugénia, Caetano Veloso (parceiro de Beto Guedes em Luz e Mistério) e Fernando Pessoa – Eugénia musicou trechos de seu poema A Hora Absurda, e interpreta uma canção inédita de Milton Nascimento baseada em texto de Pessoa, Vaga no Azul.

 

UM GOSTO DE SOL

EUGÉNIA MELO E CASTRO

Selo SESC

 

O CD foi gravado em Minas, e a produção musical é de Robertinho Brant. Ele propôs que o trabalho de voz fosse contido, aproveitando ao máximo o timbre de Eugénia. A sonoridade casou perfeitamente com a ideia da artista: que o CD fosse uma espécie de estudo das semelhanças sutis que, a seu ver, ligam a música mineira à portuguesa – algo de melancolia, um lado sombrio que nem por isso é triste ou pesado.

 

Foram três anos de trabalho lento e cuidadoso para concluir o CD, em que Eugénia viajava constantemente entre Portugal e Minas.
Segundo ela, “é muito importante que as palavras e os poemas sejam entendidos, e formem um conjunto harmonioso entre o que se está a dizer e o que se está a ouvir, cantado. Meu interesse foi trabalhar a fundo para conseguir um som musical que tivesse a ver com a densidade poética.”

 

No show de lançamento do CD Um Gosto de Sol, dias 24 e 25 de Março, no SESC Pinheiros, Eugénia contará com a participação de
Wagner Tiso e Flávio Venturini. O CD já está à venda em todas as unidades do SESC e através do site sescsp.org.br/loja.

 

Eugénia Melo e Castro

24 e 25/3, sábado às 21h e domingo às 18h

SESC Pinheiros | Rua Paes Leme, 195 - tel. (11)
3095-9402

Publicado por popogirl às 02:09
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO