Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011

Um gosto de Sol

Chama-se “Um gosto de sol” e é o mais recente trabalho discográfico de Eugénia Melo e castro. Para os mais desatentos este é já o 25º trabalho discográfico da cantora (entre cds originais, relançamentos, discos ao vivo e colectâneas) que comemora este ano 30 anos de carreira! O disco que tem agora lançamento no Brasil e que chega a Portugal para o próximo ano, merece desde já figurar entre os melhores discos da cantautora, é um regresso à Eugénia dos saudosos “Terra de mel” (1982) e “Águas de todo o ano” (1983) vocalmente e musicalmente falando, mas com uma pitada de modernidade e futuro como no marcante “Paz” de 2002.

Gravado em Belo Horizonte, “Um gosto de sol” junta a música de Minas Gerais a Portugal, recupera algumas das mais bonitas composições do Clube da Esquina e exceptuando “Maldição” (o popular fado de Alfredo Duarte e Armando Vieira Pinto) todas as restantes canções são de autores “mineiros” como Milton Nascimento, Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Márcio Borges ou Fernando Brant. O disco abre com a lindíssima “Um gosto de sol” (Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos) que Eugénia já tinha gravado em “Águas de todo o ano” e termina com “Vinheta do Bituca” (Milton Nascimento) que conta com a participação da actriz Débora Falabella a recitar “Estrada real” poema de Afonso Ávila.

Pelo meio momentos inesquecíveis como a delicada “Luz e mistério” (Beto Guedes/ Caetano Veloso), “Cais” (Milton nascimento/ Ronaldo Bastos) com um excerto de “Hora absurda” de Fernando Pessoa, “Vaga no azul” (poema de Fernando Pessoa musicado por Milton) num feliz dueto entre Eugénia e Milton Nascimento, “Fogo de palha” (Toninho Horta/ Eugénia Melo e Castro),“O cerco” (Wagner Tiso/ Eugénia Melo e Castro), uma nova leitura da obrigatória “Dança da lua” (Túlio Mourão/ Ronaldo Bastos) e a já citada “Maldição” fado aqui transformado em canção num momento completamente arrebatador e de uma contenção assinalável. Chico Amaral, Toninho Horta, Wagner Tiso e Túlio Mourão são outros dos convidados especiais neste trabalho produzido exemplarmente por Robertinho Brant, e não estaríamos longe da verdade ao dizer que alguns dos mais bonitos momentos musicais de 2011 vieram pela voz de Eugénia Melo e Castro com “Um gosto de sol”.

 

Jonas Santos

Autor do blog “ A luz do meu caminho”

Publicado por popogirl às 19:10
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO