Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

Cultura: Rui Mingas, Rão Kyao e Eugénia Melo e Castro laureados por academia francesa!

O cantor e compositor Rui Mingas e os artistas Rão Kyao e Eugénia Melo e Castro foram ontem laureados pela francesa Academia de Artes, Ciências e Letras com medalhas de ouro e prata pelos “relevantes serviços prestados à cultura”.

Rui Mingas, que já foi embaixador de Angola em Portugal, recebeu a Medalha de Ouro, Rão Kyao e Eugénia Melo e Castro a Medalha de Prata.

O cantor brasileiro Martinho da Vila foi laureado com a medalha Escarlate.

Esta distinção coroa os laureados pelos “relevantes serviços que prestaram à cultura ao longo das respetivas carreiras”.

A cerimónia de entrega dos galardões de correu ontem em Paris.

A Academia de Artes, Ciências e Letras foi fundada em 1915 sob a égide de René Flament e um dos seus objetivos é “promover e distinguir o trabalho dos dirigentes, criadores, promotores e produtores naquelas áreas do conhecimento”.

A Rainha Fabíola da Bélgica, Marie Curie, Paul Belmondo, Jean Yves Cousteau, Cardeal Paul Poupard, Professor Pasteur, Alain Decaux, Irmãos Farman, Maurice Schumann, Pierre Osenat, Mick Micheyl, Yves Berger e Milton Nascimento são algumas das personalidades que já foram laureados por esta academia.

LUSA, 05/06/10

 

 

Fotos com Diva Pavesi, Ruy Mingas e Nill Luz:

 

 

 

 

 

Publicado por popogirl às 10:39
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De victorb a 11 de Junho de 2010 às 15:22
Não quero parecer e muito menos ser o mero bajulador que vem aqui só para dizer, indiscriminadamente, bem. Pelo que para botar alguma crítica ou ao menos alguma dúvida, diria que tenho dificuldade em entender a necessidade que por si só uma figura pública como a Eugénia Melo e Castro, possa ter de se expor aquém ou além da sua actividade pública/artística, como aqui o faz neste seu Blog pessoal?!


Mas por outro lado e concretamente no relativo a este Post em concreto que comunica a "coroação" de três artistas lusófonos pela prestigiada academia das Artes, Ciências e Letras francesa. Quando em Portugal, ao genérico nível público, pouco ou nada se sabe ao respeito _ como de resto è globalmente comum! Posso não só entender, como até aplaudir a comunicação do mesmo em primeira instância pela mão dos respectivos laureados, no caso concreto pela mão da EMC , extensivamente aos dois restantes. Sendo que confesso a minha ignorância cultural modo geral e relativamente à totalidade da obra artística de cada um dos laureados em causa. Mas o mais ou menos que e como conheço de cada um dos mesmos, mais do Rão Kyao e da Eugénia MC do que do Rui Mingas, è de todo meritório da minha admiração pessoal. O que a coincidir com o reconhecimento duma prestigiada academia internacional, quiçá a minha incultura geral esteja compensada pela minha sensibilidade pessoal!? O que não pode deixar de me aprazer e fazer sentir mais próximo duma certa e positiva universalidade, com base na minha genericamente inculta identidade individual própria.


Em suma muitos parabéns por três artistas lusófonos, que ao menos dois Rão e Eugénia) eu admiro particularmente, desde logo por os conhecer melhor do que ao outro (Rui), respectivamente me fazerem sentir parte integrante do melhor da vida e/ou da humanidade, a partir da minha admiração por vós, enquanto vós posteriormente reconhecidos internacionalmente por quem cultural, cientifica , artística ou universalmente de direito!



Bem ajam e felicidades!


De victorb a 11 de Junho de 2010 às 22:18
...imperdoável, após ter lido todo o Post, acabei esquecendo momentaneamente ou ultrapassando dislexicamente o inigulável Martinho da Vila, também ele laureado pela academia francesa. Fazendo um total de quatro e não três os artistas lusófonos laureados.

Justiça seja feita!


Comentar post

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO