Segunda-feira, 29 de Março de 2010

Sobre o livro e sobre a autora......

Chega em Abril o livro para os mais novos que nos traz o poeta de “Os Lusíadas” como super-herói da língua portuguesa. O texto é de Maria Alberta Menéres, as ilustrações são de Fernanda Fragateiro e José Fragateiro.

CAMÕES É SUPER-HERÓI EM NOVO LIVRO DE MARIA ALBERTA MENÉRES

O muito esperado  livro "CAMÕES, O SUPER-HERÓI DA LÍNGUA PORTUGUESA", de Maria Alberta Menéres, estará a partir de Abril nas livrarias nacionais. Editado pela ASA, o livro é uma biografia romanceada do mais conhecido dos poetas portugueses.

Para além do lançamento deste inédito, agendado para o dia 24 de Abril, às 16h00, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, a ASA vai ainda promover uma série de iniciativas, como forma de assinalar a longevidade e multiplicidade da carreira da autora, que este ano comemora 80 anos de vida. Do currículo de Maria Alberta Menéres destacam-se, por exemplo, os cargos de Directora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP (1974 a 1986), de Assessora do Provedor de Justiça como responsável pela linha «Recados das Crianças» (1993 a 1998) e de autora, por seis anos consecutivos, das letras das canções da campanha «O Pirilampo Mágico», em cooperação com a Antena 1.

Sobre o livro

Quase nada se sabe, ao certo, sobre a verdadeira vida de Luís de Camões. Mas uma coisa é certa: em tudo o que até hoje se disse e escreveu sobre o assunto, a grandeza da sua poesia prevaleceu sempre como o seu maior legado às gerações vindouras e à Língua Portuguesa! E há ainda outra coisa que é certa: a sua vida foi tão recheada de peripécias e aventuras que, para os padrões da sua época, Camões bem poderia ter sido um super-herói como os que hoje povoam o dia-a-dia das nossas crianças! É desta constatação que nasce o livro “Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa”.

Sobre a autora

Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia. Tem uma vasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras. Foi professora dos Ensinos Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Directora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986. Publicou mais de 60 livros para crianças, entre contos, poesia, BD, teatro e novela. A “Biblioteca Maria Alberta Menéres”, que a ASA vem publicando há mais de 20 anos, reúne justamente uma parte substancial da ficção da Autora dirigida às crianças, com merecido destaque para o “bestseller” Ulisses, que conta já com 35 edições e mais de 600 mil exemplares vendidos.  Em 1986 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças “pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade”.

Publicado por popogirl às 00:37
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO