Terça-feira, 9 de Março de 2010

Rádio Cultura - Brasil

A segunda casa de Eugénia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro chegou a sua segunda casa em 1981 para convidar Wagner Tiso para dirigir seu primeiro álbum. Veio para o Brasil e instalou-se na Rua das Acácias, a mesma na qual Vinicius morou. Assim, dava prosseguimento, concretamente, ao seu caso de amor com a música brasileira. De lá pra cá, mantém colaborações com cantores e compositores da chamada mpb, do pop e da bossa nova, lança em disco parcerias luso-brasileiras, traçando assim um caminho verdadeiramente original no cenário da música popular.
Na edição de TodaMúsica, boa parte dessa originalidade será apresentada. Eugénia comenta faixas dos Cds dedicados a Vinicius de Moraes e Chico Buarque, destaca seus duetos com Tom Jobim e Adriana Calcanhotto e explica a música popular de sua primeira casa.
Entre os álbuns comentados por Eugénia Melo e Castro no TodaMúsica estão dois com repertório português: "Poportugal" mapeia a produção pop lusitana das três últimas décadas do século passado; "Paz" destaca Eugénia como compositora em canções de sua autoria.
A edição do "TodaMúsica" com Eugénia Melo e Castro toca ‘’Amor", canção escrita por Pedro Ayres Magalhães antes de formar o grupo Madredeus; "Canta Canta Mais", com piano e voz de Tom Jobim, e "Paz", faixa-título composta por Eugénia em parceria com Eduardo Queiroz.
No bônus - com trechos da entrevista não incluídos na edição do programa -, saiba como o diretor Augusto Boal, em Lisboa, ouviu pela primeira vez a carta-choro "Meu Caro Amigo" e descubra como a música brasileira salvou a vida de Eugénia Melo e Castro.

Publicado por popogirl às 03:54
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO