Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009

Eugénia e Lee

 

Eugénia Melo e Castro, 27 de Janeiro

Terça por elas: “Vozes especiais na atmosfera única do Bourbon Street”
 
“Eugénia e Lee”
 
A cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro faz uma homenagem aos 455 anos da cidade de São Paulo cantando “sua mais completa tradução”, uma referência ao repertório de Rita Lee
 
Para comemorar os 455 anos da cidade que tão bem a acolheu, a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro preparou um show especial nesta noite do Terça por Elas: trata-se de uma brilhante interpretação de músicas bastante conhecidas na voz de Rita Lee, que segundo Caetano, é a “mais completa tradução” da cidade. No repertório, “Mutante”, “Raio X”, “Shangrilá”, “Caso sério”, “Alô Alô Marciano”, “Pega rapaz”, “Blue Moon”, “Vítima”, “Ando meio desligado”, “Nem luxo nem lixo”, “Doce vampiro” e “Balada do louco”.
 
Eugénia Melo e Castro
 
Já são exatamente 27 anos que separam o mais recente CD de Eugénia, ‘PoPortugal’, de seu primeiro álbum, ‘Terra de Mel’. De lá pra cá, a artista vive uma longa e corajosa aventura músico/poética, empreendida simultaneamente no Brasil e em seu Portugal nativo.
Neste quarto de século, Eugénia já passeou por clássicos da música brasileira - gravando ao lado de Jobim, Chico, Caetano, Milton, Gal, Gonzaguinha... -, viabilizou encontros especialíssimos entre a música e os músicos dos dois países no ‘Atlântico’, programa de TV que dirigia e apresentava – junto com Nelson Motta – na RTP e que foi ao ar aqui pela TV Cultura de São Paulo; e ainda resgatou pérolas de um passado distante e surpreendente da música portuguesa; tudo isso e muito mais, sempre na companhia de músicos superlativos e em formações das mais diversas: de grandes orquestras à solidão elegante de um piano, de grupos com levada jazzística à sofisticada delicadeza inerente à música de câmara.
 
Mais recentemente, a partir de sua associação com o multi-instrumentista, arranjador, produtor e compositor Eduardo Queiroz, Eugénia foi ainda mais longe: passou a gravar suas próprias composições e, sobretudo, surpreendeu público e crítica ao mergulhar na música eletrônica – em ‘Paz’ (lançado originalmente em 2003) - e ao subverter a obra de Chico Buarque em ‘Desconstrução’ (de 2005), que contou com a participação do autor em duas das faixas, e, em outra, de Adriana Calcanhotto.
 
O mais recente trabalho, ‘PoPortugal’, é mais uma ousadia de Eugénia Melo e Castro. No trabalho ela revisita de forma inusitada o passado recente – e praticamente desconhecido entre os brasileiros – da música pop portuguesa de nomes como Heróis do Mar, GNR, Pedro Abrunhosa, Jáfumega, Né Ladeiras e Tozé Brito. São músicas originalmente gravadas entre 1972 e 2001 e que agora ressurgem com um sabor especial, fruto da inusitada combinação entre a vestimenta instrumental, os arranjos modernos (no melhor sentido da palavra) de Eduardo Queiroz, a voz etérea/cristalina de Eugénia e a linguagem pop das canções.
 
Mais informações:
http://www.eugeniameloecastro.com
http://poportugal.blogs.sapo.pt
 
Dia 27 de janeiro, terça-feira, às 22h30
Couvert artístico: R$ 35,00
Fone para reservas: 5095-6100
 
Estabelecimento: Bourbon Street Music Club
Endereço: Rua dos Chanés, 127
Bairro: Moema
Cidade: São Paulo
Telefones: 5095-6100 
Publicado por popogirl às 01:13
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO