Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2008

Correio Braziliense

05/12/2008

Eugénia Melo e Castro em única apresentação no Espaço Brasil Telecom
 
Do Correio Braziliense
 
Eugénia canta no Espaço Brasil Telecom: “Minha música é híbrida”
 
A relação da cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro com o Brasil vem de longe. Quando criança, a artista ouvia os discos de Chico Buarque e de Caetano Veloso. “Entendia tudo, achava lindo”, como relembra, em entrevista ao Correio. Em 1982, veio o primeiro álbum, Terra de mel, com produção do mineiro Wagner Tiso. Desde então, Eugénia lançou mais 22 e se aproximou da música brasileira como poucos artistas estrangeiros. Nesta sexta, às 21h, no Espaço Brasil Telecom (Brasília Alvorada Hotel; 3306-2959), ela se apresenta pela primeira vez em Brasília com um show completo, depois de participar de eventos fechados e da performance no jogo entre as seleções brasileira e portuguesa, em 19 de novembro, quando cantou os hinos dos dois países.
 
“Estou muito contente, porque vou com a banda que toco há sete anos”, explica Eugénia. “O show abarca vários tipos de repertório. É um passeio pelos discos que lancei e relancei no ano passado, além de músicas novas”, adianta. Desconstrução, com composições de Chico Buarque, EMC canta Vinicius de Moraes e PoPortugal guiam a noite. “O fado é modelo de exportação em Portugal, da mesma maneira que o samba e a bossa nova são no Brasil. Lá, existem milhares de outras linguagens musicais. Para o PoPortugal, escolhi 10 canções que sempre gostei de grupos pop portugueses para mostrar ao Brasil que o fado é culturalmente importante, mas não domina a vida dos jovens.”
 
A precoce e incondicional admiração pelos compositores brasileiros não tirou de Eugénia a essência de seu país. Filha da escritora Maria Alberta Menéres e do compositor Ernesto Manuel de Melo e Castro, Maria Eugénia Menéres de Melo e Castro (nome de batismo) faz questão de manter a pronúncia portuguesa nas gravações. “Minha música é híbrida; nem brasileira, nem portuguesa”, explica. “Está situada em um universo à parte, em que há troca entre a poesia escrita e a falada”, continua. “Minha abordagem de Vinicius de Moraes, por exemplo, tem as canções escritas com português mais erudito, enquanto nas de Chico Buarque busquei uma reconstrução profunda, em dois anos de gravações e reuniões com ele.”
 
Ligada em novas tecnologias, Eugénia mantém, há anos, um blog(poportugal.blogs.sapo.pt). O espaço serve para comentar e anunciar as apresentações, informar as novidades e desabafar. “É uma boa oportunidade para me mostrar, por meio de uma comunicação direta com o público, menos distante”, explica. Para o próximo ano, a cantora lança Eugénia x 16, que resume 27 anos de duetos no Brasil. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia). Estão à venda na bilheteria do teatro, das 12h às 19h, e na hora. Classificação indicativa livre.
Publicado por popogirl às 23:02
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO