Terça-feira, 16 de Setembro de 2008

"Tenho fascínio pela liberdade do Brasil"

http://www.terra.com.br/istoegente/

Foi pela interação com os artistas nacionais que a cantora portuguesa negociou a edição no Brasil dos álbuns Eugénia Melo e Castro Canta Vinicius de Moraes (1994), Paz (2003) e PoPortugal (2007). Os dois últimos eram inéditos no País. Ela falou à Isto é Gente:

 
De onde vem sua admiração pela música brasileira?
Tenho um fascínio enorme pela liberdade que o Brasil proporciona. Uma liberdade de pensamento, de exposição. A música é uma coisa viva no Brasil. Existe um retorno. Os músicos estão atentos a tudo e a todos.
 
Quando veio ao Brasil pela primeira vez já conhecia alguém do meio musical?
Não, não conhecia ninguém. Cheguei aqui com a cara e a coragem. Eu vim para ouvir, perceber, entender. Eu gosto de entender.
 
Seu último disco, PoPortugal, propõe uma viagem pela música lusitana. Acha que há real interesse pela música portuguesa que não seja o fado?
O fado é uma canção de Lisboa e de Coimbra. Não é nacional. Nós recebemos o fado como algo nacional através de Amália Rodrigues. O fado continua ativo, mas, quase que por obrigação, tive que renegá-lo para chamar atenção para outras músicas que se faz em Portugal. Quis mostrar nesse disco que existe um pop português.
 
Por que reeditou o tributo a Vinicius de Moraes sem "Canção do Amor Ausente"?
Coisa pessoal. Tirei a faixa porque me incomodava muito. Não ficou como eu queria.
 
Com quem convive na música brasileira?

Dialogo com Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto - que consegue dizer nas entrevistas o que eu penso - e com Marisa Monte. Dos novos, gosto muito do Moska. Quero gravar com ele. (M.F.)

Publicado por popogirl às 03:49
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO