Quinta-feira, 4 de Setembro de 2008

Ainda Rita Lee na imprensa...

Eugénia Melo e Castro canta Rita Lee

Cantora portuguesa visita alguns sucessos da cantora brasileira, IOL.pt Música
 
No projecto «Palavra Paulista», em que intérpretes relêem os seus compositores preferidos, a portuguesa Eugénia Melo e Castro visita alguns sucessos da brasileira Rita Lee, noticia o Folha Online.
 
«Sou portuguesa, achei engraçado ser convidada para o Palavra de Paulista», brinca a cantora, que desde os anos 80 tem emprestado a sua voz à MPB. «Este acento é a minha marca, minha verdade e minha sensibilidade», afirmou.
 
Quem a conhece pelas interpretações de Tom Jobim e Chico Buarque talvez estranhe esta incursão na pop. «Rita Lee está no meu repertório afectivo. Sei estas canções de cor, pois a minha filha e eu sempre as cantámos em casa», diz a cantora.
 
 
Cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro canta Rita Lee
IRINEU FRANCO PERPETUO
Colaboração para a Folha de S.Paulo
 
As canções de Rita Lee ganham hoje inesperada inflexão lusa. No projeto "Palavra de Paulista", em que intérpretes relêem seus compositores favoritos, a cantora Eugénia Melo e Castro, 50, visita alguns sucessos da sexagenária roqueira brasileira.
 
Eugénia Melo se apresenta hoje em São Paulo com entrada gratuita e Rita Lee
"Sou portuguesa, achei engraçado ser convidada para o 'Palavra de Paulista'", brinca a cantora, que, desde os anos 80, vem emprestando seu sotaque à MPB. "Este acento é a minha marca, minha verdade e minha sensibilidade".
 
Quem a conhece pelas interpretações de Tom Jobim e Chico Buarque talvez estranhe essa incursão pop. "Rita Lee está em meu repertório afetivo. Sei essas canções de cor, pois minha filha e eu sempre as cantamos em casa", diz a cantora.
 
Versões portuguesas
 
Essa relação lúdica de Eugénia com as músicas vai se refletir, no show, em brincadeiras com as letras. Tome-se como exemplo "Pega Rapaz", que, em determinada altura, diz: "Tem tudo a ver o meu pingüim/ Com a tua geladeira". Em sua versão, Eugénia substitui o pingüim pelo galo de Barcelos, que é o adorno colocado nas geladeiras nos lares portugueses.
 
"Estou curiosa para ver a reação das pessoas. A Rita Lee proporciona essa liberdade, essa maluquice, com suas canções que são lindas e cheias de senso de humor, e pertencem a um mundo completamente diferente daquele que estou habituada a cantar", diz. Com entrada franca, a apresentação, no teatro Cosipa Cultura, no Jabaquara, terá duas versões: uma pocket, de meia hora, às 12h30, e outra integral, de 90 minutos, às 18h30.
 
Relançamentos
 
Integrado por itens como "Caso Sério", "Mania de Você", "Sem Luxo Nem Lixo" e "Shangrilá", o espetáculo chega em um momento em que a cantora está relançando maciçamente no Brasil a sua discografia, pelo selo Atração Fonográfica.
 
Já se encontram no mercado nacional "PoPortugal" (com dez canções que andaram nas paradas de sucesso da terra natal da cantora nos anos 80) e "Paz" (constituído de criações da própria Eugénia), que, anteriormente, haviam sido lançados apenas em Portugal; e "Eugénia Melo e Castro Canta Vinícius de Moraes", de 1994, em que sua voz é acompanhada por Tom Jobim e Egberto Gismonti, entre outros (cada um dos três custa, em média, R$ 25).
 
Está prevista ainda para este mês a chegada às lojas de "Duetos X 16", celebração de seus 26 anos de carreira, com fonogramas remasterizados, nos quais Eugénia aparece ao lado de nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Ney Matogrosso. "É uma estratégia de guerra", compara. "Os discos são lançados juntos para tentar forçar os distribuidores a prestarem atenção no que está acontecendo", afirma.
 
Eugénia Melo e Castro
Quando: hoje, às 12h30 e às 18h30
Onde: teatro Cosipa Cultura (av. do Café, 277, Jabaquara, São Paulo; tel. 0/xx/11/5070-7018)
Quanto: entrada franca; ingressos devem ser retirados uma hora antes do show, na bilheteria do teatro
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos
Publicado por popogirl às 00:57
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO