Quinta-feira, 7 de Agosto de 2008

Texto de Fernando Morais escrito em 1995 !!

 

Em duas oportunidades o acaso privou-me do privilégio de ouvir Eugénia Melo e Castro ao vivo.
 
A primeira faz uns cinco anos, em Lisboa, quando a conheci. Um compromisso político marcado para a mesma hora do espectáculo impediu-me de estar no Teatro Nacional Dona Maria II, em que ela se apresentava.
 
A segunda foi no Brasil, passados dois anos, quando o seu show que lotou o Memorial da América Latina foi marcado para uma noite em que eu me encontrava no Rio de Janeiro.
Só depois, ouvindo o seu disco "Lisboa dentro de mim" é que me dei conta do que tinha perdido (se soubesse, não hesitaria em deixar o ministro á minha espera por duas horas, em Lisboa, ou em perder deliberadamente o voo para o Rio).
 
Em "Lisboa dentro de mim" Eugénia consegue temperar com suave pimenta brasileira a nostálgica música portuguesa.
 
Em seu novo disco, "Eugénia Canta Vinícius de Moraes", entretanto, ela inverte a receita - e se supera. A interpretação doce e madura de Eugénia faz com que as 14 canções de Vinícius de Moraes que você vai ouvir agora adquiram uma atmosfera infinitamente mais envolvente do que qualquer gravação em "brasileiro" que já se tenha ouvido antes.
 
Ao final do disco, fica-se com a impressão de que Vinícius compôs "Serenata do Adeus" e "Canção do amor demais" especialmente para que fossem gravadas por ela, com o seu inconfundível acento Lisboeta.
 
Os ventos que meio milénio atrás trouxeram as caravelas dos descobridores até nossas praias acabam de dar a portugueses e brasileiros um refinado, emocionante presente através deste disco de Eugénia Melo e Castro.
 
E para nós, do lado de cá do Atlântico, Eugénia canta Vinícius aparece num momento particularmente feliz, quando o Brasil começa a redescobrir Vinícius de Moraes. O sucesso da biografa de Vinícius de Moraes, escrita por José Castelo, e de seu song-book, recém-editado, ressuscitaram a poesia romântica para as novas gerações.
 
O delicioso e comovente disco de Eugénia chegou na hora certa.
 
Se estivesse aqui e pudesse ouvi-lo, o Poetinha não teria dúvidas em pedir um uísque duplo para festejar o casamento com que você vai se deliciar a partir de agora !!

 

Fernando Morais - Escritor e Jornalista

Publicado por popogirl às 02:25
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO