Domingo, 25 de Maio de 2008

BRASIL, 42 ANOS DEPOIS DA BANDA PASSAR.......

 


EUGÉNIA MELO E CASTRO TINHA 8 ANOS EM 1966, ANO EM QUE SAIU “A BANDA", DE CHICO BUARQUE,  DISCO QUE O SEU PAI, O POETA PORTUGUÊS E PRECURSOR DA POESIA CONCRETA EM PORTUGAL, E. M. DE MELO E CASTRO, LHE LEVOU DO BRASIL.

COM ESSE DISCO INICIOU A SUA LIGAÇÃO COM A MUSICA POPULAR BRASILEIRA, QUE  IRIA TER UMA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL NO SEU FUTURO E NAS SUAS ESCOLHAS DE VIDA.

EUGÉNIA  PASSOU A SE INTERESSAR  APENAS PELA MÚSICA E PELA POESIA, PARA ELA APENAS EXISTIA SEGUIR ESSE CAMINHO.

CRESCEU COM A DIFERENÇA E A IGUALDADE DAS MESMAS PALAVRAS DE UMA MESMA LÍNGUA, DOS MESMOS OUTROS SONS  IGUAIS, DE MANEIRAS DIFERENTES, MANTENDO SEMPRE NOS SEUS SHOWS E DISCOS A ACENTUAÇÃO DO PORTUGUÊS FALADO EM PORTUGAL, INTERVINDO TAMBÉM ASSIM, QUASE “AUTORALMENTE”, NAS INTERPRETAÇÕES DE GRANDES CLÁSSICOS DA MÚSICA BRASILEIRA.

EUGÉNIA PISOU NO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ NO DIA 6 DE JANEIRO DE 1981. CHEGOU SÓZINHA E A SUA INTENÇÃO OBJECTIVA ERA CONVIDAR WAGNER TISO PARA IR A PORTUGAL GRAVAR E FAZER OS ARRANJOS DO QUE SERIA O SEU PRIMEIRO DISCO, "TERRA DE MEL".

TRAZIA NA BAGAGEM TODO O CONHECIMENTO DE UM BRASIL POSSÍVEL ADQUIRIDO ATRAVÉS DAS CENTENAS DE DISCOS DE MÚSICA BRASILEIRA QUE FOI COLECIONANDO,  SUA GÍRIA, SEUS GIBIS, SEUS BAIRROS, SUAS DIFERENÇAS, SEUS MOVIMENTOS, SUAS ÉPOCAS, SEUS ESTILOS, SUAS VOZES, SEUS POETAS, CANTORES, COMPOSITORES, ESCRITORES, CINEASTAS, ACTORES…

EUGÉNIA LITERALMENTE APRENDEU O BRASIL ATRAVÉS DA SUA MÚSICA E  DA SUA ARTE.

CONVIDOU ENTÃO O MÚSICO WAGNER TISO PARA IR A PORTUGAL GRAVAR O DISCO “TERRA DE MEL”, QUE, LANÇADO EM JANEIRO DE 1982, FOI  IMEDIATAMENTE DISCO DE PLATINA EM PORTUGAL, NA ÉPOCA EQUIVALENTE A 60 MIL CÓPIAS. EUGÉNIA E "TERRA DE MEL" FORAM CONSIDERADOS OS MELHORES DE 1982 EM PORTUGAL.

EM 1983 REPETIU O FEITO NO SEU SEGUNDO DISCO, “ÁGUAS DE TODO O ANO”, ONDE JÁ APRESENTAVA UMA PARCERIA AUTORAL COM CAETANO VELOSO, E O SEU PRIMEIRO  DUETO VOCAL, COM NEY MATOGROSSO.


SEGUIRAM-SE DEZENAS DE PARCERIAS AUTORAIS, VOCAIS, TRAZENDO PARA O BRASIL O QUE DE MELHOR SE FAZIA EM PORTUGAL, SEUS POETAS E MÚSICOS, E LEVANDO PARA PORTUGAL ALGUNS DOS MAIORES NOMES DA MÚSICA BRASILEIRA, MÚSICOS, POETAS E COMPOSITORES, CONSTRUINDO ASSIM UMA RELAÇÃO REAL, INÉDITA, PACIENTE, SÓLIDA E COERENTE ENTRE OS DOIS PAÍSES.


AO LONGO DE 26 ANOS EUGÉNIA MANTEVE A PRESENÇA E A COERÊNCIA DA SUA RELAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL COM O BRASIL, VINDO PELO MENOS 5 VEZES POR ANO AO PAÍS, ONDE LANÇOU, QUASE EM SIMULTÂNEO COM PORTUGAL, TODOS OS SEUS 23 DISCOS.

EM 2008 EUGÉNIA COMEMORA 50 ANOS DE VIDA E 26 ANOS DE CARREIRA !!

É UMA PROEZA QUASE “SILENCIOSA” E ÚNICA, DE QUEM, COM A SUA DETERMINAÇÃO  E ENTUSIASMO, DEU SEMPRE  PRIORIDADE AO APURO DA  PRODUÇÃO E DA COMPOSIÇÃO,  DAS PARCERIAS VOCAIS E AUTORAIS,  MANTENDO SEMPRE A SUA OBRA DISTRIBUÍDA E DISPONÍVEL NOS DOIS PAÍSES.


PARA ASSINALAR OS SEUS 26 ANOS DE CARREIRA, A ATRACÃO / BRAZILMUSICA LANÇA NO BRASIL, 5 DISCOS DA CANTORA QUE FORAM REMASTERIZADOS EM 2007, QUANDO DOS SEUS LANÇAMENTOS EM PORTUGAL.

- DESCONSTRUÇÃO

- CANTA VINÍCIUS DE MORAES

- PAZ

- POPORTUGAL

- DUETOS x 16

Publicado por popogirl às 19:42
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De Darlan M Cunha a 28 de Maio de 2008 às 11:22
É... acho que posso dizer que, de verdade, a Eugénia de Melo e Castro tem 76 anos, e digo mais: os bons caminhos restantes (inúmeros) é que se cuidem, porque ela há de os trilhar. Essa garota não é só o que se vê, não.

Eis aqui os parabéns, EUGÉNIA MELO E CASTRO, de um modesto admirador.


De popogirl a 28 de Maio de 2008 às 16:05
Oi Darlan muito obrigada !!

como chegou a esse número exato da minha idade de 76 ??????

50 anos de vida + 26 de carreira ????????


hheheheh

pior que é verdade.........

bjsssssssss

euggggg


De Willians a 22 de Julho de 2008 às 05:52
Postei um enorme comentário aqui no dia em que sua entrevista da Record News, com o Arnaldo Duran, foi ao ar. Na verdade, era praticamente uma declaração de amor. Havia apenas um outro comentário antes do meu, feito pelo Nélson Motta, que deixara um link. Durante todos esses dias, vim aqui ver se você já havia lido. Hoje, quase 2h da manhã aqui no Brasil, sou surpreendido com a ausência de meu comentário/declaração de amor.
Será que me excedi em minhas loas?


De popogirl a 22 de Julho de 2008 às 08:27
he he he

oi Willians

nada disso, eu tb não sei o que aconteceu ao seu post.........mande de novo, ok ????????????

obrigada !!!


De Willians a 23 de Julho de 2008 às 14:42
Querida Geninha

Vai ser difícil eu "mandar de novo" aquele texto. Primeiro, porque ele foi escrito sob forte impacto emocional. Naquela ocasião, dissera eu, este admirador assistiu à sua entrevista na Record News em estado de êxtase. Lembro-me bem de ter dito qualquer coisa como " você está mais linda que nunca, resplandescente", a propósito de sua estonteante aparição. Fiz menção ao período em que fui morar em Lisboa, em 1981, quando ganhei de um amigo brasileiro que já lá vivia uma fita cassete de seu primeiro disco, Terra de Mel. Lembrei-me, particularmente, da música Vira Virou, de Kleiton e Kledir, responsável por eu ouvir essa fita até que o acetato se puísse. Falei, também, que umas das razões de eu amar Portugal devia-se, certamente, à existência de sua pessoa.
Chamou minha atenção em sua entrevista à Record News algo que nos é comum: a relação com a madrugada, quando a cabeça e os sentidos incendeiam-se. E ainda sobre sua relação com os "prazos". Sou jornalista free lance. Colaboro com algumas revistas conhecidas. Invariavelmente, quanto tenho que entregar o texto final de alguma reportagem, só o escrevo na madrugada que antecede o prazo fatídico. Concluí que funcionamos do mesmo modo, sob pressão. Implorei para que no dia que você vier a Porto Alegre, onde vivo há 10 anos, você avise com antecedência, para que eu possa estar na primeira fila. Falei que seria fácil me reconhecer: bastaria verificar quem é aquele sujeito todo arrepiado...
Ocorre-me agora dizer que se um dia tivermos a oportunidade de conversar de perto, falaremos mais da vida e menos de música, embora as duas coisas se confundam em sua vida (na minha também).
Antes que me esqueça, faço aniversário no mesmo dia de Caetano. Completarei 52, antes que pergunte. Quer me dar um presente inesquecível? Escreva-me algumas linhas. E atenda o Skype quando ouvir uma chamada identificada por uma foto de meus cachorros. Será que sobreviverei?
Receba o mais carinhoso dos beijos!

Willians


Comentar post

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO