Quinta-feira, 17 de Abril de 2008

Entrevista - Livraria da Vila - São Paulo- Apresentação dia 10 de Maio !!


1 - Como surgiu o seu interesse pela música brasileira?

Desde sempre, desde criança que o Brasil, na minha casa em Portugal, era um país real, os poetas, os escritores, os músicos, para mim era tudo como se fosse logo ali ao lado, como se habitassem muito perto.
 
2 - De tudo o que conhece e ouve, do que você gosta mais?

Isso é impossível de responder, o gosto é muito difícil de descrever. Gosto de sons, de palavras e de silêncios.............

3 - Como se iniciou a parceria entre você e o produtor Eduardo Queiroz?

Comecei a trabalhar com o Eduardo Queiróz em 2003, quando fiz o meu cd PAZ, inteiramente autoral. Desde então fizemos também o Desconstrução, sobre a obra autoral de Chico Buaque, e o mais recente que se chama POPortugal, musicas POP de Portugal dos anos 80 / 90.
 
4- Você já fez parcerias com outros grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso. Como surgiu a idéia desses trabalhos?

A minha intenção sempre foi encontrar uma linguagem minha que fosse o resultado de várias influências directas, ou seja, trabalhar junto com outros compositores, brasileiros e portugueses, de forma a fazer um som com uma intenção misturada mas definida por mim.
 
5 - Como você avalia o resultado?

Ao fim de 25 anos acho que consigo começar a entender o resultado do meu trabalho, mas ainda tenho mil ideias para colocar em prática......

6 - Além de cantora, você também é compositora, onde busca inspiração para escrever suas músicas?

Principalmente nas viagens e nas ausências.  Adoro espaços vazios e entrelinhas.
 
7 - Há alguma influência para compor que considere a mais importante?

Eu sou influenciável por quase tudo, pelo frio, pelo calor, por alguma coisa que leio na rua, numa vitrina, sons que ouço, palavras perdidas, tristezas, alegrias, de tudo um pouco eu aproveito para mim e escrevo e componho, tudo me lembra quase sempre de uma outra coisa qualquer especial.......
 
8 - Como é o reconhecimento musical brasileiro em Portugal?

Muito bem, principalmente e de forma mais constante o que é muito bom no Brasil também, e de forma consistente. O Brasil é muito forte.
 
9 - Você acha que poderia haver um maior intercâmbio cultural e musical entre Portugal e Brasil?

Em relação à presença e apresentação de artistas portugueses no Brasil , eu já achei mais, e essa foi uma luta minha bem acesa durante muitos anos. Mas agora  percebi que é uma questão de dimensão de mercado e que só casos muito pontuais serão conhecidos no Brasil, é impossível impor uma música no Brasil que mal se consegue aguentar no próprio país. Portugal tem um mercado sem expressão numérica, independentemente da alta qualidade dos seus artistas e da cultura em geral.  Em Portugal só se é reconhecido mundialmente quem se destacar por motivos muito especiais, que podem ser bons ou maus....... Por outro lado acho que hoje em dia existem mais formas de comunicar e os interesses são cada vez mais canalizados, o acesso já não é difícil.
 
10 - Qual será o seu próximo projeto? Pode nos falar alguma coisa a respeito?

Tenho3 projectos de gravação, na mão, todos novos e inéditos,  e tenho também  a gravação de meu DVD - 25 anos  !!

Mas neste momento exacto estou lançando no Brasil 5  discos pela Brazilmusica / Atração :

POPORTUGAL ( de 2007) ,  PAZ ( de 2003),    DESCONSTRUÇÃO ( de 2005),   CANTA VINÍCIUS DE MORAES  ( de 1995) e  DUETOS x 16  ( compilação de todos os meus duetos feitos com artistas brasileiros em 25 anos, remasterizados !)

Ou seja, trabalho não me falta, nem animação.

Quanto à minha apresentação especial na Livraria da Vila integrada na semana da Bossa Nova, vai ser uma coisa bem especial para mim, vou tentar re-cantar em Bossa Nova coisas possíveis  e  relembrar algumas outras coisas boas da minha vida, e isso é muito bom. Eu não sou uma cantora portuguesa que canta Bossa Nova, mas vou cantar e encarar como um desafio super interessante !!


Entrevista de Silvia Carvalho

Publicado por popogirl às 15:51
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De franka a 19 de Abril de 2008 às 00:34
ei, menina. saudade.


Comentar post

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO