Domingo, 2 de Março de 2008

A Casa: Eugénia, Chico, Drummond

Muri Pessoa
 
A Casa, essa entidade atemporal, onírica, esse quadro emoldurado da infância, a infância que persiste em nós e que reluta em se desfazer de nós, é um território sagrado, é real e imaginária ao mesmo tempo, é um amálgama de Tempo e Memória.
 
Quem viu e ouviu a Eugénia cantar "Maninha", de Chico Buarque, em um palco cheio de sombras e acordes de um solitário piano, saberá identificar essa sensação que nos escapa e que não sabemos nomear, uma fugidia lembrança, uma etérea saudade. As sensações que certamente o Chico vivenciou a escrever essa canção, ficarão para sempre ligadas à interpretação da Eugénia. Se há interpretações definitivas, sem dúvida essa será uma delas.
 
Essa Casa que nos acolheu e que nos abriu a porta para o mundo e para a vida, estará sempre em nós, depositária de nossos fantasmas e mistérios, habitada por outros fantasmas e mistérios de tanta gente, memória coletiva.
 
Memória afetiva, memória de um Drummond, por exemplo.
 
LIQUIDAÇÃO (Carlos Drummond de Andrade, em "Boitempo")
 
A casa foi vendida com todas as lembranças,
todos os móveis, todos os pesadelos,
todos os pecados cometidos ou em via de cometer,
a casa foi vendida com seu bater de portas,
com seu vento encanado, sua vista do mundo,
seus impoderáveis,
por vinte, vinte contos.
 
Publicado por popogirl às 13:25
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO