Segunda-feira, 15 de Outubro de 2007

É HOJE !!!! BLOG ACTION DAY - 15 DE OUTUBRO - MEIO AMBIENTE- POR UM FUTURO MELHOR



Eu pouco sei de concreto a mais do que se vai sabendo e sentindo. Temo pelo futuro, por um presente que já me foi difícil descrever o meu passado para a minha filha. Ela não viveu o que eu vivi, não sentiu o mesmo ar puro entrar nos pulmões, não provou as mesmas frutas, o mesmo sabor do leite, do pão, da água......eu sei, todos sabemos, a Terra evolui, a vida muda, as vidas vivem tempos diferentes. E isso não pára. Não imagino o que será da Terra daqui a 20 anos, nem daqui a 50, nem 100. Quando a Mariana tinha 5 anos, eu fumava, pouco, mas fumava, um cigarrinho aqui, outro acolá. E ela ficava furiosa, do alto dos seus 5 anos acusava-me de estar a destruir o planeta dos netos dela........meu bisnetos, portanto !! É ternurento ver a vida assim, mas a realidade é que hoje quem fuma é ela, vive em Bruxelas, cidade onde se fuma por tudo e por nada, especialmente por nada. Eu tentei criar à minha volta um ambiente saudável, comer comida saudável, ler muito sobre como melhorar a minha vida e a do meu pequeno circulo que posso tentar influenciar. Sinto falta de conversar com pessoas que entendem a saúde de cada um como a saúde de um  todo maior, mais ampliado, um conjunto de atitudes pessoais com caracter colectivo. Detesto estas conversas de muitas palavras bonitas e caras e nenhuma acção ou intenção real, nem realista.  Eu penso num futuro melhor e procuro entender o que faço de errado e que se pode corrigir, dentro do meu circulo possível abrangente. Eu não me esqueço do meu passado saudável, onde eu nem imaginava que um dia iríamos ter de enfrentar mais este problema real e grave. O Planeta Terra está a pifar, a derreter, a quebrar, a gritar por socorro, a inundar, a arder, a secar, a afundar ............  e parece que ainda somos poucos a acreditar nisso. Não são só as mudanças climáticas, o calor no Inverno, o frio no Verão, as catástrofes,  a chuva fora de horas, o vento, a instabilidade anárquica do tempo. É o nosso timer interno que está a mudar, temos de gastar tudo menos, economizar recursos e criar outras fontes de energias, parar de pensar pequeno, um só movimento no sentido de conter o excesso e reflectir e tomar uma simples atitude insiginificante, sim, esse minusculo passinho, pode ser a soma de um e +  um e + um e + um a mais, que num certo ponto da vida se irá  refletir numa melhora do meio ambiente, mesmo que já nem seja para nós próprios. Agora confesso que sou eu que me preocupo com o futuro dos meu bisnetos, tetranetos, Tetra Terra à nossa frente !
Música: blue planet - the house i made for you - Tom Jobim
Publicado por popogirl às 23:29
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De Darlan M Cunha a 16 de Outubro de 2007 às 17:49
Muito prezada Eugénia de Melo e Castro,

Percebendo a beleza desta tua Página, lendo que era outro o gosto do pão e das frutas (lembro-me que o autor de Em Busca do Tempo Perdido - entre outros não menos capazes - referiu-se a estas sensações), cabe-me, por isso e por muito mais, deixar-te aqui um abraço.

Darlan M Cunha


De Marcio Gaspar a 17 de Outubro de 2007 às 01:48
Excelente, Géninha! Assino embaixo!!


Comentar post

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO