Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007

Aqui ao lado...

...no blog A Luz do meu Caminho:

 

Chega dia 1 de Outubro ao mercado português a reedição de “Paz”, CD de Eugénia Melo e Castro lançado em 2002 e que conhece agora nova edição remasterizada. “Paz” é um marco na carreira de EMC por várias razões:
 
- É o único disco em que a cantora escreveu todas as letras (e também parte das músicas…)
- Por ter rompido com o som habitual da sua obra – até à data mais acústico e menos electrónico
- Por ser o princípio da sua colaboração com o produtor Eduardo Queiróz (que se mantém até ao actual “PoPortugal”).
 
Isto já seriam razões de sobra para “Paz” ter um destaque muito especial na discografia da senhora, mas o disco não é só isto: “Paz” é ainda hoje o momento mais alto da carreira de EMC pela qualidade e pela inovação em todos os temas aqui apresentados! São 13 canções que rompem todas e quaisquer ideias pré concebidas sobre o que é a música portuguesa, que tanto fascina pelo som (ainda hoje) actual como emociona e …onde cada música consegue ter vida própria (o disco mais parece uma sucessão de hits num “Best of”) mas que em conjunto constroem uma obra coesa a roçar ou mesmo a chegar à genialidade. E é novamente com emoção que se “descobrem” canções poderosas como “Paz” ou “Paris 88” (esta última com uma convidada muito especial- Mariana, a filha da cantautora), que se ouve pérolas pop como “Linha na vida” e “Infinito”, que nos apercebemos de novos pormenores em obras-primas como “Ausência” e “Reza Nocturna”, que agora passados 5 anos temas como “Silêncio a dois” e “Outro tempo” ainda sejam um passo à frente no que actualmente se faz em música e que Canções (C maiúsculo se faz favor!) como “Velho mar” e “Imagem” sejam ainda duas das melhores composições já escritas e cantadas na língua portuguesa.
 
“Paz” em 2002 foi o melhor disco nacional do ano, a sua reedição agora em 2007 fica já registada como o melhor disco em português deste ano…venha lá o que vier por aí.
 
Nota: “Paz” chega ao mercado brasileiro em Novembro e agora por aqui também sairá a (nova) edição dupla de “Des Cons Tru Ç ão”, o excelente disco de Eugénia dedicado à obra de Chico Buarque mas ...sobre este, falaremos noutra altura…
 
…Haja “PAZ”! 10/10
Publicado por popogirl às 03:10
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Ouça aqui

EMAIL/ CONTACTOS/ SITE OFICIAL

eugeniamc@sapo.pt http://www.eugeniameloecastro.com

Bem Querer / Futuros Amantes


Veja mais vídeos aqui!

AVISO AOS NAVEGANTES :

ESTE BLOG É (TAMBÉM) UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADOS SOBRE EUGÉNIA MELO E CASTRO. DESTINA-SE AO REGISTO DE ENTREVISTAS, MATERIAIS DE IMPRENSA, MÉDIAS, MP3, VIDEOS, MATERIAL DE PESQUISA, BIOGRAFIA, HISTÓRIAS, OPINIÕES, CRÓNICAS, FOTOS, DATAS, AUTORES, MÚSICOS ENVOLVIDOS, ASSUNTOS RELACIONADOS, DEPOIMENTOS, LINKS RELACIONADOS, AGENDA DE SHOWS, ACTUALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES, LANÇAMENTOS E RELANÇAMENTOS DE CDs, DVDs, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, GRAVADORAS, DIREITOS AUTORAIS, LETRAS, CONVIDADOS ESPECIAIS, ONDE, COMO E QUANDO.

Arquivos

subscrever feeds

blogs SAPO